MOSTRA DE CINEMA DOCUMENTÁRIO
Filmes
17. OUTUBRO – TERÇA – 19h30
TEATRO CENTRO CULTURAL USIMINAS
Santa Cruz
Cor | 16’
Ipatinga – 2023 – Faixa etária sugerida: livre
Manter a tradição sem perder a fantasia é o fio condutor desta obra baseada em fatos reais que mistura as cores encantadas da infância, o bailado do jogo de fitas, a magia das canções e as histórias contadas pela mãe da diretora durante as festas em devoção à Santa Cruz.
Roteiro, direção e produção: Rita Bordone
Produtora Executiva: Beatriz Lindenberg
Diretor de fotografia: Rafael Mazza
Elenco: Antony Bordoni, Catarina Torrezani, Kaique Gonçalves, Luzia di Resende, Mariana Bordoni
Distribuição: Marlin Azul
Retratos Fantasmas
Cor | 93′
Recife – 2023 – Faixa etária sugerida: livre
Retratos Fantasmas é um documentário brasileiro ambientado no centro do Recife, durante o século XX. O filme busca explorar a história do centro da cidade, contada a partir das salas de cinema que movimentavam a população e ditavam comportamentos. Tratando do desenvolvimento urbano acelerado, o filme segue o ponto de vista da janela da casa do diretor, onde morou por vários anos.
Direção: Kleber Mendonça Filho
Companhia produtora: CinemaScópio
Distribuição: Vitrine Filmes
Produção: Emilie Lesclaux
DEBATE COM SÁVIO TARSO, CAVI BORGES E GUILHERME FIÚZA
18. OUTUBRO – QUARTA– 19h30
TEATRO CENTRO CULTURAL USIMINAS
Sem Asas
Cor | 19’
São Paulo – 2019 – Faixa etária sugerida: livre
Zú é um garoto negro de 12 anos, seu primeiro desejo na infância é ser, quando crescer, um colete à prova de balas, não, um super-herói à prova de balas. Uma família, a mãe que trabalha vendendo coxinha, o pai começando em um novo emprego e o filho estudando para uma prova de matemática. Por que pedir para o filho ir comprar 1kg de farinha de trigo na mercearia do Sr. Zé se torna perigoso?
Direção: Renata Martins
Produção: Giovana Ferrari
Elenco: Grace Passô, Kaik Pereira, Melvin Santhana
Produtora: Recine
Marte Um
Cor | 115′
Brasil – 2022 – Faixa etária oficial: 16 anos
Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte.
Direção: Gabriel Martins
Distribuição: Embaúba Filmes
Filme brasileiro indicado ao Oscar 2023
Premiére Mundial – Festival de Sundance 2022
Premiére Brasileira – 50º Festival de Gramado – Melhor filme júri popular, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Prêmio Especial do Júri
Prêmio Abraccine (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema) – Melhor filme brasileiro de 2022
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2023 – Melhor Filme, Direção, Roteiro, Fotografia, Som, Canção, Ator (Carlos Francisco) e Ator Coadjuvante (Cícero Luca)
COMENTÁRIOS DE CAVI BORGES, GUILHERME FIÚZA E SÁVIO TARSO
19. OUTUBRO – QUINTA – 19h30
PARQUE IPANEMA – GALPÃO PRINCIPAL
Mergulho
Cor | 15′
Rio de Janeiro – 2022 – Faixa etária sugerida: livre
Baseado em uma história real, Mergulho é um curta-metragem que narra a história de uma família que durante os preparativos para curtir um fim de semana na praia, tem os sentimentos confrontados pelo retorno do filho mais velho que retorna depois de ficar longe por cerca de dez anos.
Direção: Marton Olympio, Anderson Jesus
Elenco: William Costa, Lena Roque, Nill Marcondes
Cidade de Deus 10 anos depois
Cor | 69’
Brasil – 2015 – Faixa etária sugerida: 12 anos
O documentário trabalha com o tema dos dez anos depois, um olhar sobre o passado e o presente dos atores e personagens do filme. Numa mistura de realidade e ficção, algumas cenas marcantes de Cidade de Deus são recriadas com os mesmos atores do filme.
Direção: Cavi Borges e Luciano Vidigal
Elenco: Alice Braga, Seu Jorge, Leandro Firmino, Matheus Nachtergaele, Douglas Silva, Roberta Rodrigues, Darlan Cunha, Thiago Martins, Marcello Melo Jr., Jonathan Haagensen, Alexandre Rodrigues
DEBATE COM CAVI BORGES E SÁVIO TARSO